Toda a operação da Carris Metropolitana aqui: já ouviu falar em GTFS?

Em linha com as diretivas europeias transpostas para a legislação nacional, a Carris Metropolitana disponibiliza na página oficial todo o material gráfico e complementar para um entendimento global da rede e das suas particularidades.

Além dos PDFs com horários, conversores e descritivos de linha, está disponível a informação ainda mais pormenorizada sobre a circulação da Carris Metropolitana nos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa (amL).

Consulte a página dos dados abertos aqui.

GTFS, diz-lhe alguma coisa?

Disponíveis para consulta em todos os meios oficiais da Carris Metropolitana, os ficheiros GTFS – General Transit Feed Specification, em português Especificação Geral de Feeds de Transporte Público – são arquivos extremamente específicos sobre qualquer operação de transporte, contendo informação de interesse público.  

Entre tantas outras informações, os GTFS da Carris Metropolitana incluem o ponto específico de todas as paragens ou o número de viagens previstas, ida e volta, a circular a cada dia da semana. Rotas, horários, eventuais alterações de serviço ou ajustes na circulação também já podem ser consultados.

Esta disponibilização dos dados é mais um passo dado pela Carris Metropolitana para permitir a evolução do sistema, dando a oportunidade a todos de desenvolver ferramentas inovadoras e contribuir para a melhoria da mobilidade na área metropolitana de Lisboa.

Enquadramento Legal

A 26 de agosto de 2021, foi publicada no Diário da República a Lei n.º 68/2021 que aprova os princípios gerais em matéria de dados, transpondo a Diretiva (UE) 2019/1024 sobre dados abertos e a reutilização de informação do setor público. A referida lei constituiu um importante passo na difusão dos dados detidos e produzidos por entidades públicas em Portugal, alargando o acesso do cidadão a dados do setor público.

O movimento dos dados abertos, que é parte integral das políticas dedicadas ao Governo Aberto (Open Government), combina os princípios da transparência, participação e colaboração, assim como o potencial de desenvolvimento económico que o digital trouxe, tornando as entidades mais eficientes e eficazes, fortalecendo o seu papel de serviço público. A interação com a comunidade de reutilizadores permitirá recolher sugestões e correções com impacto na operação, que se quer, de todos, impulsionando o seu envolvimento.