O que muda com a Carris Metropolitana?

As linhas atuais vão deixar de funcionar?

Há linhas que vão continuar a existir, mas os respetivos autocarros terão uma idade média inferior a um ano, imagem da Carris Metropolitana e melhores condições de conforto, conetividade e segurança para os passageiros.

Os operadores que exploram atualmente os autocarros vão deixar de existir?

A exploração dos autocarros da rede intermunicipal e municipal na área metropolitana de Lisboa, com exceção de Lisboa, Cascais e Barreiro, será efetuada por operadores de transporte privados sob a marca Carris Metropolitana.

Com o arranque da operação rodoviária na Margem Norte previsto para 1 de janeiro, caberá à Viação Alvorada operar na chamada área 1 – que inclui os concelhos de Amadora, Lisboa, Oeiras e Sintra – e à Rodoviária de Lisboa na área 2 – Lisboa, Loures, Odivelas, Mafra e Vila Franca de Xira.

Na margem sul do Tejo, operam desde julho a Transportes Sul do Tejo na área 3 – Almada, Seixal e Sesimbra e a Alsa Todi na área 4 – Alcochete, Moita, Montijo, Palmela, Barreiro e Setúbal.

Como vou reconhecer os autocarros da Carris Metropolitana?

Os autocarros da Carris Metropolitana são amarelos e têm o logotipo da Carris Metropolitana. A numeração é sempre composta por quatro algarismos, com veículos adaptados a maiores e menores percursos.

Vão mudar os números das linhas?

Sim. Na lógica da nova numeração da Carris Metropolitana, o primeiro dos quatro algarismos corresponde à área geográfica em que o autocarro circula. Então, no caso dos concelhos da Amadora, Cascais, Lisboa, Oeiras e Sintra os autocarros são identificados pelo número 1. Em Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira pelo número 2, em Almada, Seixal e Sesimbra pelo número 3 e, por fim, em Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal pelo número 4.

Estas e todas as outras adaptações podem ser consultadas no conversor de linhas disponível em carrismetropolitana.pt

Vão mudar os horários dos autocarros?

Previsivelmente, nos casos que tal se justifique, haverá mudanças nos horários.

Onde vou poder consultar os novos horários?

Está disponibilizada online informação sobre os novos horários.

Vão mudar os locais de paragem dos autocarros?

As paragens corresponderão, maioritariamente, a paragens previamente existentes. No entanto, surgirão também novas paragens com o objetivo de melhorar e alargar o serviço prestado.

Como vou reconhecer as paragens da Carris Metropolitana?

As paragens terão postaletes e informação relativa ao serviço prestado sob a marca Carris Metropolitana. Adicionalmente, será disponibilizada online informação para conhecer atempadamente toda a rede de paragens.

Vão existir novas linhas?

Sim, vão surgir novas linhas com o objetivo de melhorar e alargar o serviço prestado.

Vão existir novos percursos?

Sim, vão surgir novos percursos com o objetivo de melhorar o serviço prestado. Será disponibilziada online informação para conhecer o conjunto de todos os percursos.

Como vou saber que linha apanhar?

Será disponibilizada online informação que permite selecionar a linha que melhor se adapta à viagem pretendida.

Como vou saber o novo número da linha?

Veja no conversor de linhas qual o número da nova linha.