A Carris Metropolitana

A Mobilidade Coletiva, mais simples, mais próxima e criada para o passageiro

A Carris Metropolitana é uma marca criada pela Transportes Metropolitanos de Lisboa, sob a qual vão operar os transportes públicos rodoviários municipais e intermunicipais na área metropolitana de Lisboa. A Carris Metropolitana irá operar em 15 dos 18 municípios da amL, sendo as excepções os municípios de Barreiro, Cascais e Lisboa.

Este projeto, de grande dimensão, visa fundir a operação rodoviária da amL num mesma imagem, numa mesma marca, num mesmo nível de serviço, focado nas populações, com um elevado grau de complexidade tecnológica e operacional, reduzindo a idade média da frota em operação para 1 ano, introduzindo variáveis de maior sustentabilidade nas viaturas, aumentando o número de horários e frequências.

No dia 1 de Junho entrou em funcionamento a operação na área 4, que comprende os municípios de Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal.

Um mês depois, iniciou-se a operação na área 3, munícipios de Almada, Seixal e Sesimbra.

A entrada em operação na área 1, que corresponde aos munícipios de Amadora, Cascais, Lisboa e Sintra, e na área 2, que corresponde a Loures, Mafra, Odivelas, Vila Franca de Xira, está prevista para 1 de Janeiro de 2023.