Livros de Horários: a nova ferramenta da Carris Metropolitana

A Carris Metropolitana acaba de lançar a nova ferramenta de criação de livros personalizados de horários. Através desta funcionalidade, o passageiro poderá compilar os horários dos autocarros que desejar num só ficheiro PDF, compatível com qualquer dispositivo e preparado para impressão.

A criação da nova ferramenta tem como intuito facilitar a consulta dos horários dos autocarros por parte dos passageiros. Esta funcionalidade permite que sejam agrupados, num só ficheiro, informações sobre os horários dos percursos do seu interesse. Deste modo, tanto através do download deste ficheiro para um dispositivo móvel, como através da sua impressão, o passageiro poderá consultar os seus horários, sem necessidade de uma ligação à internet.

O desenvolvimento desta nova funcionalidade surge com uma adaptação dos pdfs de horários. Enquanto, no site, o pdf apresenta os diferentes períodos do ano, como o Período Escolar, Período de Férias e Período de Verão, na criação de um Livro de Horário, cada horário é adaptado ao período escolhido pelo passageiro, de forma personalizada. Esta adaptação resultou em 180 000 pdfs de horários com uma leitura e consulta facilitada.

Como utilizar?

Para construir o seu livro de horários, basta aceder ao link. Uma vez na página, é possível escolher os horários de duas formas:

a. Selecionar o separador “paragens”: Neste separador, é possível realizar uma pesquisa por paragem, código ou localização. Após esta escolha, é necessário eleger a(s) linha(s) de interesse, entre a lista disponível, bem como os respetivos períodos do ano pretendidos (Período Escolar, Período de Verão e Período de Férias Escolares).

b. Selecionar o separador “linhas”: Esta opção permite a pesquisa do horário através do número da linha do autocarro. Para esta seleção, é necessário escolher, em primeiro lugar, o nome do município, seguido do número da linha e do nome da paragem.

Nota: É possível utilizar ambas opções na construção do mesmo livro de horários. Cada seleção permite que o passageiro consiga o horário que pretende e o inclua como uma página do livro.

Uma vez preenchidas as opções, ficarão disponíveis as miniaturas dos horários no separador “Horários Selecionados”. Nesta etapa, é possível ordenar as páginas do livro, de acordo com a preferência do passageiro.

Para terminar o livro, é possível selecionar uma das quatro capas disponíveis e descarregar o documento final. O resultado é um ficheiro PDF com o acumulado de todos os horários selecionados e uma capa escolhida, que pode ser enviado diretamente para o email.