Tempo Real da Carris Metropolitana no Citymapper

Agora já é possível acompanhar, em tempo real, os autocarros da Carris Metropolitana através da ferramenta de planeamento de rotas, Citymapper! Esta funcionalidade proporcionará aos passageiros uma visão mais precisa dos horários, melhorando a experiência de viagem.

A partir de quinta-feira, dia 30, o Citymapper disponibilizará informações instantâneas e atualizadas sobre a chegada dos autocarros da Carris Metropolitana. Esta colaboração tem como objetivo proporcionar aos passageiros informação mais precisa relativamente à chegada do seu autocarro, tornando a experiência de viagem mais eficiente e conveniente.

Para aceder à funcionalidade, basta utilizar a aplicação do Citymapper para dispositivos móveis, ou o próprio site da marca. Uma vez na ferramenta, o passageiro deverá, em primeiro lugar, introduzir o seu ponto de partida e o destino final pretendido, selecionando, de seguida, uma das sugestões de rota que recorra à Carris Metropolitana. Uma vez escolhida a rota, a aplicação disponibilizará o tempo que falta para o próximo autocarro, na paragem mais próxima ao ponto de partida.

Desde 2022, a Carris Metropolitana e o Citymapper têm trabalhado em colaboração para aprimorar a oferta de informação aos passageiros. Esta atualização marca um avanço significativo que expande o acesso do tempo real dos autocarros da Carris Metropolitana.

Citymapper

O Citymapper, que teve início em 2011 em Londres, é uma aplicação gratuita de transporte público que apresenta opções de deslocação, incluindo informações em tempo real, entre dois locais em cidades suportadas. Ao integrar dados de vários modos de transporte urbano, como modos suaves, ciclismo, condução e transporte público, pode ser acedida através de uma aplicação móvel e do site da marca.

Tempo Real Carris Metropolitana

Em setembro deste ano, a Carris Metropolitana lançou uma nova funcionalidade em que é possível que os passageiros acompanhem, em tempo real, a localização dos veículos, de forma a saber o tempo de espera previsto para o próximo autocarro.

Esta ferramenta, disponível na página de pesquisas de paragem em tempo real, convida os passageiros a participarem ativamente no desenvolvimento do tempo real, podendo verificar ao minuto as circulações das linhas que servem a paragem selecionada e contribuir para a sua precisão e eficácia.

Alinhada com as diretivas europeias sobre dados abertos, a Carris Metropolitana também disponibiliza publicamente informação relativa à sua operação. Poderá consultar, na página dos Dados Abertos, o API do Tempo Real da Carris Metropolitana, entre outros conjuntos de dados úteis sobre a amL.